terça-feira, 25 de maio de 2010

Câncer no pulmão

Por: Leonardo Amorim

Câncer de pulmão, doença que afetou milhares de brasileiros nos últimos anos, prejudicando principalmente o público masculino. O tabagismo é um dos principais responsáveis, sendo estimado numa taxa de 90% dos casos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 14.715 óbitos no ano de 2000, esta estimativa vem sendo aumentada gradativamente; fazendo mais vítimas.

Os sintomas mais comuns para este tipo de câncer são a tosse e o sangramento contínuo das vias respiratórias. Um tipo de pneumonia inicial pode ser também uma resposta do organismo ao princípio da doença. De modo que a maneira eficaz de diagnosticá-la é através de um raio-X do tórax, tendo como complemento uma tomografia computadorizada. Confirmando o diagnóstico, uma biopsia deve ser realizada para medir o grau da doença, ou seja, se ela está restrita aos pulmões ou se afetou outros órgãos.

Uma das maneiras primordiais na prevenção deste câncer é o combate ao tabagismo, esta ação permite a redução do número de casos e de mortalidade.

Na matéria que foi ao ar no dia 9 de setembro de 2009 pela TV Record, o biólogo Edson Liberti, analisa dois pulmões, mostrando a diferença de aspecto de ambos para conscientizar a população que ainda insiste em fumar.

O tratamento deste câncer divide-se em três alternativas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. De forma que tumores restritos ao pulmão devem ser imediatamente operados e removidos para uma obtenção de cura.

O Ministério da Saúde elabora campanhas antitabagistas, com elaboração de um programa para parar de fumar. O número do disque saúde – pare de fumar: 0800 61 1997. Para maiores informações o governo disponibiliza uma página na internet para esclarecer dúvidas freqüentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário